Vendas do comércio recuam 0,4% em abril, diz IBGE

As vendas do comércio varejista brasileiro seguem em queda. Em abril, na comparação com março, o indicador recuou 0,4%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação mensal, é o terceiro mês consecutivo de resultado negativo.
Em relação a abril de 2014, a queda foi de 3,5%, pior resultado para o mês desde 2003, quando o recuo foi de 3,7%.
 Varejo tem o pior abril desde 2003
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Em comparação com março, também foi o pior abril desde 2003, quando a queda foi de 0,4%. No acumulado do ano, de janeiro a abril, a queda é de 1,5%.
“Claro que o comércio está passando por dificuldade. O comércio vem refletindo a dificuldade da economia, por preços que estão subindo, e a renda que está comprometida. [A queda de] 3,5% [na comparação com abril de 2014] reflete mais o resultado do comércio. Quando coloca ampliado [varejo mais veículos, motos e peças], a queda é maior ainda por causa dos veículos que vêm em queda livre”, analisou Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE.
VENDAS NO VAREJO
Na comparação com o mês anterior; em %
0,3-0,8-1,31,20,40,91,6-2,80,3-0,4-1-0,4mai/14jun/14jul/14ago/14set/14out/14nov/14dez/14jan/15fev/15mar/15abr/15-4-3-2-1012
Fonte: IBGE
Segundo Juliana, a última vez em que o comércio teve três quedas consecutivas foi em 2003: março, com recuo de 2,4%, abril, com -0,4%, e maio, também -0,4%.

“Abril [a queda de 3,5% em comparação com 2014] é claramente a conjuntura. A renda está caindo, o orçamento das famílias está comprometido, há restrição orçamentária muito grande, crédito está caindo”, explica a gerente do IBGE.

“Apesar de a Páscoa ter sido em abril, este ano as vendas foram concentradas em março porque foi bem no início de abril”, complementa.

A especialista do IBGE afirma que dois setores “estão sobrevivendo” ao momento de queda do comércio. “Farmácias e os setores de equipamento e informática. No comportamento deles, tem recuperação e tendência de subida”, afirma.
Atividades
Em abril, 7 das 10 atividades do estudo tiveram resultados negativos nas vendas: combustíveis e lubrificantes (-0,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%), material de construção (-1,2%), móveis e eletrodomésticos (-3,1%), tecidos, vestuário e calçados (-3,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,1%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,2%).

PlayStation 4 receberá edição limitada de Metal Gear Solid 5

A luxuosa edição incluirá a versão Day One do título, um controle cinza chumbo diferenciado e um PS4com a parte superior vermelha, inspirada na tonalidade do braço biônico de Snake. Além disso, há belíssimos detalhes em dourado nos botões de ligar e ejetar o disco.
Recentemente, a Konami revelou que Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain terá uma edição de colecionador, que contará com uma réplica do braço mecânico do protagonista, um mapa da região e um steelbook, além de conteúdo adicional. Idealizado por Hideo Kojima, o game será lançado para Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360. O título ainda terá uma versão para PC que está marcada para o dia 15 de setembro.
Detalhes do DualShock 4 personalizado (Foto: Divulgação/Konami)Detalhes do DualShock 4 personalizado (Foto: Divulgação/Konami)
Qual o melhor jogo de espionagem? Comente no Fórum do TechTudo!
Via Destructoid

Filme intitulado “Mãe”, será veiculado em TV aberta

Filme intitulado “Mãe”, será veiculado em TV aberta 

Para reforçar os benefícios em adquirir os serviços convergentes da Claro, a operadora lança, a partir de amanhã, campanha, desenvolvida pela agência F/Nazca, bem humorada intitulada “Mãe”. Além do filme de 30” criado para TV aberta, a campanha será composta por ações de merchandising.

O filme mostra um diálogo em que a mãe fala com seu filho sobre tudo o que ele tem feito com o novo serviço contratado de TV + internet, com um tom de bronca. No final, ela o surpreende dizendo: “Filho, agradece a mamãe de novo por ter assinado a Claro”.

A oferta utilizada na campanha é composta pelo pacote Claro hdtv com mais de 90 canais, disponível a partir de R$ 49,90, além do serviço Claro internet casa com 50% de desconto. Com a aquisição do produto convergente, o cliente tem acesso ao melhor da TV por assinatura, com som e imagem em HD, pausa e gravação da programação, e ainda pode contar com o 4GMax mais rápido do Brasil, segundo o Open Signal.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas e fazendo uso de vários devices ao mesmo tempo. Para que nossos clientes tenham uma experiência diferenciada, nada melhor do que oferecer pacotes para que tenham vantagens em adquirir mais de um serviço em uma única conta”, afirmou Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Claro.

Além do filme de 30” criado para TV aberta, a campanha será composta por ações de merchandising.

AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi

CLIENTE: Embratel 

PRODUTO: Combo Multi

DURAÇÃO: 30"

TÍTULO: Mãe

1a VEICULAÇÃO: 04/06/2015

DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes | Eduardo Lima

CRIAÇÃO: Fabio Fernandes

ATENDIMENTO: Marcello Penna | Marco Piza | Rafael Franceschini | Marcella Guerrero

MÍDIA: Fabio Freitas | Adriana Roza | Kelly Prado | Bianca Bisconsin

PLANEJAMENTO: José Porto | André Foresti | Gabriela Sanchez

PRODUTORA DO FILME: SHINJITSU FILMES

DIREÇÃO DE CENA: CAMILA FAUS

DIREÇÃO DE ARTE CENA: BRENDO GARCIA

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: ALBERTO LA SALVIA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: MERCIA LIMA

PÓS PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: BOSON POST

ATENDIMENTO: ROBIE PALMARI /AGHATA MENDES

PRODUTORA DE SOM: Tesis

MAESTRO: Thiago Lester / Sílvio Piesco

ATENDIMENTO: Erica De Seta

LOCUTOR: Paulinho Dias

ART BUYER: Juliana Gardim | Edna Bombini

FOTOGRAFIA: Thomas Susemihl

ILUSTRAÇÃO: Imagem Boreal

PRODUÇÃO GRÁFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira | Guilherme Gaggl

APROVAÇÃO CLIENTE: Cristina Bandiera | Magda Cani | Rafael Pohl.

Museu que traz novo ponto Turistico


Espaço abriga um dos maiores acervos de moeda do mundo  / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Famoso por abrigar um dos maiores acervos de moeda do mundo, o Espaço Cultural da Moeda, localizado no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, corre o risco de fechar as portas. O museu, popularmente conhecido como “Casa do Tio Patinhas”, foi inaugurado em 2007 com o apoio do projeto Turismo na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Recife na gestão do ex-prefeito João Paulo, mas desde então foi esquecido pelo poder público. Atualmente, o espaço padece de problemas estruturais e é mantido somente com a boa vontade da viúva e da filha de seu fundador, Antônio Vital Alves da Silva, que morreu aos 85 anos vítima de um câncer de próstata. O Tio Patinhas do Nordeste começou a montar a coleção com apenas 7 anos de idade, quando recebeu uma moeda de 20 réis por ter tomado conta de um cavalo. De moedinha em moedinha, seu Antônio construiu o acervo que hoje possui mais de um milhão de exemplares. “A grande paixão dele era colecionar moedas”, comenta a viúva Dione Maria Leandro, 61 anos. São moedas de todos os tipos, tamanhos, nacionalidades, épocas e importâncias. A coleção inclui vários objetos revestidos de moedas e cédulas como jarros, garrafas, peças de cerâmica e madeira, balança e até mesmo uma máquina de costura. Ao todo, são 25 painéis de quase dois metros quadrados e dezenas de peças. O acervo também guarda peças curiosas, como um quadro com réplicas das 30 moedas que compraram Jesus Cristo, além de um tapete de 60 metros de comprimento confeccionado com cédulas.